sexta-feira, 9 de março de 2012

DIO - Imagens da estátua do vocalista, erguida na Bulgária.


Logo mais abaixo pode ser visto um vídeo da estátua de Ronnie James Dio, um dos grandes nomes da história do heavy metal, que foi erguida em um parque em Karvana-Bulgária. A estátua foi inaugurada em 23 de outubro de 2010 e no evento estiveram presentes o road manager do Dio, Steve Mignardi, e também o baterista da banda, Simon Wrigth. A iniciativa de erguer uma estátua em homenagem ao Dio veio de Tzonko Tzonev, o prefeito da cidade, e também de jornalistas, músicos e cantores. O monumento foi feito pelos escultores  Alexander Petrov e Krasimir Krastev, ele mede mais de dois metros de altura e é combinado com grandes pedras que foram retiradas do mar.
Dio foi um dos primeiros artistas de heavy metal a se apresentar na Bulgária e teve participação ativa na campanha para a libertação das enfermeiras búlgaras detidas em uma prisão da Libia, durante oito anos.
Dio  se chamava Ronald James Padavona, nasceu em Portsmouth/New Hampshire-USA, no dia 10 de julho de 1942. Antes de se tornar uma lenda do heavy metal , passou por várias bandas de rock e tornou-se conhecido mundialmente ao  integrar o Rainbow em 1975, de onde saiu para entrar no Black Sabbath em 1979, onde gravou com a banda os álbuns clássicos "Heaven and hell" e "Mob rules".  Dio também acabou saindo do Black Sabbath e em 1982 iníciou uma bem sucedida carreira solo.  Na década de noventa, Dio tem um breve retorno ao Black Sabbath, onde grava o álbum "Dehumanizer"(1992), para sair da banda novamente. Antes de sua morte em 16 de maio de 2010, Dio dividia sua  carreira solo com a banda Heaven and Hell, que era formada por seu ex-companheiros de Black Sabbath ( o lineup do álbum "Mob Rules"), o guitarrista Tony Iommi,  o baixista Geezer Butler e o baterista Vinny Appice.



Abaixo vídeo com a imagem da estátua do Dio:





*veja também aqui no blog, o show completo do Dio no Japão (1985), na seção Metal Attack!!!/Metal Live!!!Shows Clássicos.